O Bosque da Integração está localizado na cidade de Niterói, no Parque da Cidade, que pertence à APA da Viração.
Foi implantado pelo PRIMA, no dia 04 de Novembro de 1999, em parceria com a Prefeitura de Niterói, a JBN – Japan – Brasil Network, o G-15 ( Consórcio dos Municípios Contribuintes da Bacia Hidrográfica da Bahia de Guanabara), o SIMAAS ( Sistema de Integração América Área Sul), e o JMA – Jornal do Meio Ambiente.
Este espaço destina-se ao plantio de espécies nativas da Mata Atlântica numa área de monocultura de Eucaliptos, plantada há mais de 40 anos. Além da importância de substituir espécies exóticas numa área de preservação, o objetivo do PRIMA tem sido fomentar a integração e o diálogo entre os povos, através deste espaço simbólico que transmite a ideia de que não há limites para o meio ambiente
Na inauguração, todos os secretários do meio ambiente integrantes do G-15, representantes japoneses da JBN, da Prefeitura de Niterói, da comunidade local, da UFRRJ, alunos de várias escolas de Niterói e São Gonçalo, plantaram várias mudas de espécie da Mata Atlântica, tais como Pau Brasil, Jatobá, Ipê, Aroeira, Cedro, Angico, etc.
Desde então, diversas personalidades e representantes de instituições do Brasil e do exterior que visitam a cidade, têm sido convidadas para plantar uma muda nativa de Mata Atlântica simbolizando a cooperação, a integração e o diálogo sem fronteiras.
SOBRE O PROJETO
Este espaço destina-se ao plantio de espécies nativas da Mata Atlântica numa área de monocultura de Eucaliptos, plantada há mais de 40 anos.