Prima

Política Ambiental

O que é (conceito)

Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.

Importância

Atualmente, quase todos os governos e grandes empresas possuem políticas ambientais. Além de mostrar para os cidadãos e consumidores quais são os princípios ambientais seguidos, as políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano.

Estas políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).

Ações práticas de uma política ambiental (exemplos):

– Adoção de processos de reciclagem.

– Ações que visem à redução do consumo de energia.

– Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.

– Planejamento urbano adequado por parte dos governos. Nestas ações são importantes a preservação de áreas verdes e projetos de arborização urbana.

– Uso, sempre que possível, de fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.

– As empresas que geram qualquer tipo de poluição em seu processo produtivo devem adotar medidas eficazes para que estes poluentes não sejam despejados no meio ambiente (ar, rios, lagos, oceanos e solo).

– As empresas devem criar produtos com baixo consumo de energia e, sempre que possível, usar materiais recicláveis.

– Criação de projetos governamentais voltados para a educação ambiental, principalmente em escolas.

– Implantação das normas do ISO 14000 e obtenção do certificado.

Dica importante:

– Acessando o site de grandes empresas é possível conhecer suas políticas ambientais. Esta ação é importante, pois o consumidor poderá saber de que forma a empresa trata o meio ambiente. Serve, portanto, de mais uma informação voltada para a definição do consumo consciente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Faça uma Doação

A proteção do meio ambiente está em nossas mãos
Caixa Econômica Federal
Agência: 3092
Conta Corrente: 03000627-5
Favorecido: Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade
CNPJ: 06.034.803/0001-43